3/1/19

Пирожные "Тонка" / Mini tortas "Tonka"


A receita em português está em baixo.

Чуть "припудренные" велюром, эти пирожные одновременно и простые, и необычные. Простые - по приготовлению, по сборке. Необычные - по вкусу. Головокружительный аромат боба тонка в сочетании с сочным тропическим компоте с апельсиновыми корочками - без ложной скромности, это моё маленькое кулинарное открытие!💛Описать словами это невозможно, это нужно пробовать... 

Пирожные "Тонка"

Ингредиенты:

(выход: 8-10 штук, в зависимости от размера)

Шоколадный бисквит:

1 яйцо
30 г сахара
18 г шоколада 55%
35 г сливочного масла
17 г миндальной муки
30 г муки
6 г какао
1,5 г разрыхлителя

Намелака с бобом тонка:

52 г молока
1 боб тонка
6 г сиропа глюкозы
8 г какао-масла
104 г сливок 35%
3 г листового желатина
77 г белого шоколада

Тропический компоте с апельсиновыми корочками:

50 г цукатов из апельсиновых корочек (порезать мелким кубиком)
80 г пюре тропического "Bonne" (банан, манго, гуава)
70 г апельсинового фреша
10 г лимонного сока
25 г сахара (или по вкусу)
5 г листового желатина 160-180 блум

Крем "Муслин" тропический:

62 г пюре тропического "Bonne" (банан, манго, гуава)
62 г молока
5 г муки
5 г кукурузного крахмала
30 г сахара
1 желток
60 г сливочного масла
1 ч.л. оливкового масла "extra virgin"

Отделка и декор:

смесь для велюра (у меня какао-масло и белый шоколад, взятые в соотношении 1:1)
шоколадные элементы
сахарные серебряные бусины

Приготовление:

1) Шоколадный бисквит: духовку разогреть до 180°С. На противень, застеленный силиконовым ковриком или бумагой для выпечки, установить металлическую рамку размером 20 х 20 см. Оставить.
Шоколад растопить со сливочным маслом. Дать остыть. Яйцо взбить с сахаром до пышной светлой массы в течение 5-7 минут. Ввести остывшую шоколадную массу. Перемешать. Ввести просеянные вместе сухие ингредиенты. Аккуратно перемешать.  
Полученное тесто выложить в рамку, равномерно распределить по всей поверхности и выпекать в течение 15-20 минут (+-). Готовый бисквит остудить на решётке, не снимая с противня. Затем при помощи металлической формочки с острыми краями вырезать небольшие овалы подходящего размера.
2) Намелака с бобом тонка: желатин замочить в холодной воде. Молоко, сироп глюкозы и дроблёный боб тонка смешать в небольшом сотейнике и довести до кипения. Снять с огня, накрыть пищевой плёнкой и дать настояться в течение минимум 15 минут. Затем молочную смесь процедить, снова довести до кипения, снять с огня и вылить на измельчённый белый шоколад и какао-масло. Ввести размоченный желатин. Пробить блендером до получения эмульсии. Остудить до 34-36°С и ввести полувзбитые сливки. 
Распределить намелаку по овальным силиконовым формочкам "саварен". Сверху накрыть кусочками бисквита. Заморозить.
3) Тропический компоте с апельсиновыми корочками: желатин замочить в холодной воде. В небольшом сотейнике смешать все ингредиенты, поставить на небольшой огонь и проварить около 1 минуты, до полного растворения сахара и размягчения апельсиновых кубиков (цукатов). Снять с огня, ввести отжатый желатин. Перелить массу в другую ёмкость. Накрыть пищевой плёнкой и дать остыть. Убрать в холодильник.
4) Крем "Муслин" тропический: в сотейнике смешать сахар, крахмал и муку. Тщательно перемешать венчиком. Не прекращая мешать, влить молоко, тропическое пюре, добавить желток. Поставить массу на огонь. При постоянном помешивании, довести крем до кипения и проварить до загустения. Масса должна получиться довольно густой, как манная каша.  Снять крем с огня, переложить в другую ёмкость. Накрыть пищевой плёнкой "в контакт" и дать полностью остыть. Затем убрать в холодильник.
Сливочное масло взбить. Постепенно, по одной ложке, добавить остывший крем (масло и крем должны быть примерно одинаковой температуры) и продолжать взбивание до получения пышного и однородного крема. В самый последний момент добавить оливковое масло и еще немного взбить. Переложить крем в кондитерский мешок со звёздчатой насадкой.
5) Финальная сборка и декор: замороженные пирожные с намелакой и бисквитом достать из формочек и сразу покрыть покрыть тонким слоем шоколадного велюра (рабочая температура велюровой смеси должна быть в интервале между 34-38°С).  В центр (ямку) каждого пирожного выложить примерно по 1 ч.л. тропического компоте. Поверх каждого пирожного отсадить "розочку" из крема "Муслин". В таком виде пирожные можно снова чуть подморозить, чтобы затем еще чуть "припылить" велюром (вместе с "розочкой"). Украсить шоколадными кольцами и сахарными серебряными бусинками. 


Levemente aveludados, estas mini tortas (entremets) são simples e incomuns ao mesmo tempo. Simples - no preparo e na montagem. Incomuns - no sabor. O aroma incrível de fava de tonka em combinação com compota tropical e cubinhos de laranja cristalizada - sem modéstia falsa, esta é a minha pequena descoberta culinária!💛É impossível descrever em palavras, é preciso experimentar e provar...

Mini tortas "Tonka"

Ingredientes:

(rendimento: 8-10 unidades, depende do tamanho das formas)

Biscuit de chocolate:

1 ovo
30 g de açúcar
18 g de chocolate 55%
35 g de manteiga
17 g de farinha de amêndoa
30 g de farinha de trigo
6 g de cacau em pó
1,5 g de fermento em pó

Namelaka com fava de tonka:

52 g de leite
1 fava de tonka
6 g de xarope de glucose
8 g de manteiga de cacau
104 g de natas 35% m.g.
3 g de gelatina em folha
77 g de chocolate branco

Compota tropical com casca laranja:

50 g de cascas de laranja cristalizadas (picar em cubos pequenos)
80 g de purê tropical "Bonne" (banana, manga, goiaba)
70 g de suco fresco de laranja
10 g de suco de limão
25 g de açúcar (ou a gosto)
5 g de gelatina em folha 160-180 bloom

Creme "Mousseline" tropical:

62 g de purê tropical "Bonne" (banana, manga, goiaba)
62 g de leite
5 g de farinha de trigo
5 g de amido de milho
30 g de açúcar
1 gema
60 g de manteiga
1 c. de chá de azeite extra virgem

Decoração:

mistura para o veludo (manteiga de cacau + chocolate branco 1:1)
elementos de chocolate
bolinhas de açúcar

Preparação:

1) Biscuit de chocolate: pré-aquecer o forno a 180°C. Forrar um tabuleiro com papel vegetal ou tapete de silicone. Colocar por cima um aro quadrado de 20 x 20 cm. Reservar.
Derreter o chocolate com manteiga em banho maria ou no microóndas. Deixar arrefecer um pouco.  Numa tigela, bater o ovo com o açúcar durante 5-7 minutos até obter um preparado espumoso e fofo. Juntar a mistura de chocolate e mexer até estar incorporado. Por último, juntar os ingredientes secos, previamente peneirados juntos. Mexer delicadamente.
Espalhar a massa dentro do aro, alisar a superfície com uma espátula e levar ao forno durante 15-20 minutos (+-). Retirar do forno e deixar arrefecer. Em seguida, cortar ovais com um cortador de tamanho apropriado. Reservar.
2) Namelaka com fava de tonka: hidratar a gelatina em água fria. Num tacho pequeno, misturar o leite com o xarope de glucose e a fava de tonka picada, e levar ao fogo até levantar fervura. Retirar do fogo, cobrir com filme plástico e deixar em temperatura ambiente durante no mínimo 15 minutos. Em seguida, passar a mistura pela peneira e levar de novo ao fogo até que volte a ferver. Retirar do fogo, despejar sobre o chocolate branco e a manteiga de cacau (tudo bem picado). Mexer bem. Juntar a gelatina hidratada e misturar até que se dissolva. Bater para emulsionar com um batedor. Deixar arrefecer até 34-36°C e incorporar as natas semibatidas.
Distribuir a namelaka entre as formas "savarin". Colocar os pedaços do biscuit por cima. Congelar.
3) Compota tropical com casca laranja: hidratar a gelatina em água fria. Num tacho pequeno, juntar todos os ingredientes e levar ao fogo baixo. Deixar ferver e cozer durante 1 minuto, até que o açúcar se dissolva completamente e os cubos de laranja cristalizada fiquem moles. Retirar do lume, juntar a gelatina hidratada e mexer bem até que se dissolva. Transferir a compota para outro recipiente, cobrir com película aderente e deixar arrefecer completamente. Levar ao frigorifico.
4) Creme "Mousseline" tropical: numa panelinha, juntar o açúcar, o amido de milho e a farinha de trigo. Mexer bem com uma vara de arames. Adicionar, em fio, o leite, o purê tropical, continuando a mexer. Adicionar a gema. Mexer bem. Levar a mistura ao lume, mexendo sempre, deixar a aquecer até ferver e cozer durante alguns minutos até o creme engrossar. Retirar do lume, transferir para outro recipiente e cobrir com película aderente "em contacto". Deixar arrefecer em temperatura ambiente. Em seguida, levar ao frigorífico. 
Bater a manteiga amolecida. Aos poucos, adicionar o creme pasteleiro (é importante que o creme e a manteiga tenham a mesma temperatura), continuando a bater até obter um creme fofo e volumoso. Por último, juntar o azeite e bater mais um pouco. Transferir o creme para um saco de pasteleiro com bico estrelado.
5) Montagem final e decoração: desenformar as tortinhas e cobrir (pulverizar) com a mistura de veludo (a temperatura da mistura deve ser entre 34-38°C). No centro de cada tortinha colocar cerca de 1 colher de chá da compota tropical. Com a ajuda do saco de pasteleiro, fazer "rosas" no topo de cada tortinha. Nesta etapa, pode levar ao congelador por 1-2 horas e depois cubrir (pulverizar) mais um pouco com a mistura de veludo. Decorar com anéis de chocolate e bolinhas de açúcar. 


22 comments:

  1. Bom, voce TEM que escrever um livro. Esta' decidido. Nao tem outra possibilidade, e' talento demais para nao ser publicado e espalhado pelo mundo!

    maravilhosas essas tortinhas. Eu ja' ouvi falar de tonka bean, mas confesso que nunca experimentei - nao faco a minima ideia do gosto e imagino que eu nao va' conseguir achar aqui, talvez amazon venda... vou procurar.

    Se voce tiver uma chance, adoraria que desse um pulinho no meu site - eu fiz um entremet com mirror glaze - e usei a sua receita de biscoitinho para a base. Ficou bom, bem mais simples do que as suas sobremesas, mas ao menos consegui fazer mais ou menos o que pretendi...
    ;-)

    (pequenas vitorias)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Querida Sally, muito obrigada por mais um lindo comentário, tão agradável e elogioso!😘Fico sempre tão feliz!😊
      Ah, eu não sei como descrever bem o aroma de tonka, mas parece que é um mix de baunilha, amêndoa e...madeira!)) Vale muito a pena experimentar😊👍
      E com certeza vou visitar o seu blog! Com prazer💓😊
      Boa semana😉

      Delete
    2. veja so' - estou indo ao Brasil essa semana visitar minha familia e descobri que la' tem e e' barato! bem mais barato do que comprando aqui pela amazon... vou poder experimentar sua receita quando voltar...

      Delete
    3. Ah que bom!😊👍 Então boa viagem!😊

      Delete
  2. Desculpe te encher de perguntas, mas tenho duas duvidas - voce acha que poderia montar tudo (base e mousseline), congelar de novo e usar o pulverizador de chocolate apenas uma vez?

    a outra pergunta e' - voce acha que se omitir a pulverizacao e servir apenas a mousse com a decoracao em cima fica bom tambem? Eu tenho o sprayer, mas estou pensando em simplificar um pouco, ja' que sao varios componentes...

    eu nao tenho a forma savarin, acho que vou fazer a compota como um inserto central, mas preciso pensar exatamente como faze-lo e em que forminha de silicone... projeto do proximo fim de semana!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sim, Sally você pode usar o pulverizador uma vez.😉 E até pode deixar as tortas sem cobertura nenhuma! Vai ser muito bom também!👍😊
      E sim, você pode fazer a compota como um inserto central, congelá-lo numas formas pequenas de silicone e depois montar as tortas. Vai dar certo!👍😊

      Delete
    2. Otimo!!!! vou ver como me viro, estou super animada!

      vou preparar os componentes em varios dias para facilitar...

      Delete
  3. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  4. socorro!!!! ;-)

    na receita em portugues nao veio chocolate branco - olhei na receita russa, e pelo que entendo deve ser 77g de chocolate branco (e' a unica quantidade que nao aparece na traduzida para portugues). E' isso mesmo?

    ReplyDelete
    Replies
    1. É isso, Sally, certo! Desculpa o meu erro. Já corrigi. Não é fácil não perder atenção, escrevendo em duas linguagens)).

      Delete
    2. totalmente compreensivel!!!! eu so' posso agradecer que voce coloque tao gentilmente nao so' a receita como toda a introducao em portugues, fico realmente impressionada com sua dedicacao!

      bom, esta' tudo no freezer - amanha vou decidir se faco o spray ou mirror glaze, ou deixo "naked" - decidi fazer um topping diferente porque nao tenho muita pratica com saco de confeiteiro e fazer uma rosa assim linda... vamos ver se fica bom o que "inventei" ;-)

      Delete
  5. em tempo - experimentei a mousse de tonka ainda liquida so' pra ver o gosto... MEU DEUS, e' uma delicia!!!!!!!! tao exotico, tao diferente, me lembrou um pouco "black walnuts" que as vezes encontro por aqui

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi SallyBR, enquanto eu estava admirando e contemplando as receitas da miuda21, percebi que você também é uma fâ dela assim como eu.

      Me identifiquei muito com você, as receitas dela são um máximo não são?

      Percebi que você também tem um blog, quanto eu tiver tempo olharei.

      Delete
  6. Ok, fiz e o sabor e' maravilhoso! No entanto, tive problemas com o sprayer. Coisa de principiante, infelizmente. Eu tinha guardado no freezer uma emulsao para o sprayer ja' pronta que havia sobrado. Infelizmente, nao era suficiente, meu sprayer tem um recipiente maior do que eu imaginava e nao havia liquido suficiente para o sprayer sugar pelo tubinho. COm isso, eu entrei meio em desespero, e nao dava mais para fazer mirror glaze. Decidi usar um metodo drastico: cobri com uma casquinha de chocolate, chamam aqui de "magic shell" - e' uma cobertura que fica fininha e muito usada em sorvetes. Bom, ao menos salvei a receita.... mas comprei uma forminha savarin como a sua e quando chegar vou fazer novamente!

    agradeco muito sua ajuda, mais uma vez... estou adorando tonka beans!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sally querida, agradeço muito pelos comentários detalhados, tão interessantes e sinceros! Valorizo muito a sua atenção e cada comentário que você deixa aqui no meu blog! Fico tão feliz que gostou da receita, que deu tudo certo apesar de algumas dificuldades durante a preparação e finalização! Muito obrigada por escolher as minhas receitas!😘❤💐

      Delete
  7. bom, so' queria te dizer que se voce um dia for mesmo publicar seu livro e precisar de alguem que teste receitas, pode contar comigo - nao tenho grande pratica, mas adoraria poder ajudar e contribuir caso voce tenha interesse!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sally, muito obrigada por ser tão aberta comigo! Pelo seu apoio, por tudo mesmo! Sabe o que eu sonho? Há muito tempo tenho o sonho de escrever um livro sobre pastelaria/confeitaria/doçaria, com as minhas receitas próprias e que seja editada em russo e português... Seria fantástico! Sinceramente acredito que um dia isso acontecerá. Só que agora ainda não sei onde começar. Não tenho nem amigos, nem conhecidos nessa área. Nem russos, nem brasileiros, nem portuguêses)). Escrever e editar um livro aqui na Rússia é bem difícil e pelo que sei não é muito lucrativo. Acho que no Brasil e Portugal também não é fácil... Mas não perco a esperança. :)

      Delete
    2. Nao perca a esperanca nao - eu nao sei se e' possivel self-publish usando venues como amazon? Eu vejo que existe um vazio em cookbooks para receitas que explorem esse mundo tao diverso de moldes de silicone mais artisticos - como compor uma receita, que tipo de inserto funciona com que tipo de mousse? qual a base melhor para se usar.. cookie? biscuit? cake? - todos os tipos de glazing on top, mirror, spray, ou outros - voce tem todo o talento e conhecimento, sei que voce faria um livro magnifico, unico!

      torco muito para que voce concretize esse sonho

      Delete
    3. Sally, muito obrigada pela ideia com self publishing! Acho interessante, vou pensar)) Obrigada!😘

      Delete
    4. Estou muito curioso para fazer e provar essa receita

      A fava tonka e muito popular aqui no Brasil e tem um gosto surpreendente
      deve ficar muito bom o conjunto da sua receita.

      Eu também apoio a ideia de você lançar um livro, eu acho que você tem grande habilidades com a pastelaria e confeitaria, eu definitivamente compraria seu livro sem pensar duas vezes!

      Delete
    5. gilamr, muito obrigada pelo seu apoio! Eu ficaria feliz em publicar meu livro não apenas em russo, mas também em português.😊É o meu sonho.

      Delete
  8. Tem como fazer esse ''pure tropical'' em casa?

    ReplyDelete